Vitamina B5 (funções, benefícios e alimentos ricos)

A vitamina B5 também é conhecida como ácido pantotênico e faz parte das vitaminas que compõe o complexo B. Ela é imprescindível para o metabolismo de proteínas, gordura e hidrato de carbono. Além de estar envolvida na construção celular, na produção de colesterol, hormônios e anticorpos.

Assim como outras vitaminas do complexo B, a vitamina B5 é importante para o cérebro e para o humor.

Neste artigo, você vai conhecer as funções da vitamina B5, seus benefícios, os efeitos da deficiência e uma lista com alguns alimentos ricos em vitamina B5.

ácido pantotênico


Para que serve a Vitamina B5 (funções e benefícios)

A vitamina B5 auxiliar no combater de infecções por conta de sua produção de anticorpos, além de ajudar na regeneração celular. Ela também é famosa por seus efeitos capilares, melhorando o crescimento do cabelo.

Uma das principais funções da vitamina B5 é atuar como um anti-stress, proporcionando um bom humor. 
Alguns estudos apontam para a importância da vitamina B5 no retardamento do envelhecimento da pele. Algumas pesquisas também apontam que pode ser um grande remédio contra a acne.

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Alimentos ricos em Vitamina B5 (fontes e onde encontrar)

Cozinhar os alimentos pode reduzir os níveis de vitamina B5.

Fontes e onde encontrar vitamina B5


As principais fontes alimentares de ácido pantotênico incluem:

  • Brócolis;
  • Ovos;
  • Peixe;
  • Frutas;
  • Fígado;
  • Carne;
  • Melaço;
  • Levedura;
  • Aves domésticas;
  • Geleia real;
  • Cereais integrais;
  • Entre outros...

Há poucos estudos sobre a recomendação diária de vitamina B5. Os casos de toxidade (hipervitaminose) são raros.

Fontes de vitamina B5

Falta de Vitamina B5 (efeitos da deficiência)

A deficiência de vitamina B5, assim como a toxidade, é muito rara.

Efeitos da deficiência de vitamina B5


Os sintomas possíveis incluem:

  • Cólicas;
  • Fadiga;
  • Perda de cabelo;
  • Insônia;
  • Náusea;
  • Dores articulares;
  • Inquietação;
  • Entre outros...
Tais sintomas só aparecem em casos de desnutrição agressivos.


Você tem alguma dúvida sobre a vitamina B5? Deixe abaixo, na área de comentários!

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